segunda-feira, 6 de abril de 2009

Legislativo será parceiro dos prefeitos no combate a crise econômica











O presidente da Assembléia, deputado Neodi Carlos (PSDC), disse que o Poder Legislativo será parceiro dos municípios que foram penalizados com a queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Estados (FPE), refletindo na drástica redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) às prefeituras. A queda na arrecadação, segundo o deputado, coloca em risco a folha de pagamento dos servidores os investimentos no setor de saúde, educação e agricultura.



Ao parabenizar funcionários do Idaron pelo trabalho de 10 anos de combate a erradicação da febre aftosa no Estado, comemorado em Ji-Paraná, no último sábado (4), Neodi afirmou que o governo federal não pode prejudicar somente Rondônia. “O Acre, por se um Estado bem menor que Rondônia, recebe do governo federal repasse do FPE bem maior. “Isso não é justo. Não basta conceder incentivos para a redução do IPI, enquanto os municípios pequenos são prejudicados”.

Ele elogiou o trabalho executado no Estado pelo Ministério da Agricultura, por meio do ministro Reinold Stepanne, mas criticou o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente), por prejudicar o desenvolvimento do Estado. Citou como exemplo a interdição da mina de calcário em Espigão do Oeste, o fechamento de várias madeireiras na região de Cujubim e a decisão do governo de penalizar as 3 mil famílias que estão na localidade de Rio Pardo, região de Porto Velho.



Neodi conclamou aos deputados Jesualdo Pires (PSB), Euclides Maciel (PSDB), Amauri dos Santos (PMDB) - presentes no evento realizado no parque de exposição Hermínio Victorelli -, para unificar forças com o governo do Estado e socorrer os municípios. Na semana passada, o parlamentar recebeu em seu gabinete a visita dos prefeitos José Lima (Theobroma) e José Brasileiro (Nova Mamoré). Cansados de esperar socorro do governo federal, eles vieram buscar ajuda do parlamentar para destinar investimentos, por meio de emendas ao Orçamento, em seus respectivos municípios.

Nenhum comentário: