O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Neodi Carlos (PSDC) parabenizou o Dia do Servidor Público, em especial os que integram máquina administrativa do Poder Legislativo rondoniense. A data é comemorada nesta quinta-feira, dia 28, e foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, por meio da criação do Conselho Federal do Servidor Público, em 1937.
Neodi reconheceu a importância do funcionalismo público nas três esferas administrativas: Legislativo, Executivo e Judiciário. Ele lembrou da importância dos primeiros servidores públicos que participaram ativamente do processo de transformação do ex-território federal de Rondônia para a condição de Estado e dos que trabalham na instalação da Assembleia Legislativa.
“Muitos desses funcionários foram destemidos pioneiros. Dedicam suas vidas pelo Estado, venceram as dificuldades durante o processo de transformação da criação do Estado de Rondônia e tiveram seu trabalho reconhecido. Muitos já se aposentaram, outros já não estão mais em nosso meio, mais deixaram exemplo de honestidade, dignidade e exemplo para os novos funcionários que estão entrando no mercado de trabalho”, disse Neodi.
Ele reconheceu ainda a importância também dos servidores públicos municipais, que integram as 52 prefeituras de Rondônia. “Esses funcionários também são importantes para o desenvolvimento do Estado e ajudam a construir a história de Rondônia”. Ele reconheceu ainda que muitos desses servidores que prestam serviço no âmbito do município não são reconhecidos, recebem salários baixos, mas trabalha com dedicação.
Transposição – Neodi disse o Poder Legislativo apoiou todas as iniciativas para a aprovação no Congresso Nacional da PEC que transfere os servidores públicos do Estado para os quadros da União. “A medida beneficia os servidores da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Poder Judiciário e Governo do Estado, mas faltou vontade política do governo federal para realizar o trabalho de enquadramento dos servidores”.
“Na condição de presidente do parlamento, participamos de várias reuniões com funcionalismo e a diretoria do Sindler. Essas reuniões serviram para ouvir as propostas apresentadas pela categoria e expor os benefícios que os funcionários do Poder Legislativo teriam com o eventual enquadramento para os quadros do governo federal. Fizemos a nossa parte e agora esperamos que o governo federal apresente alternativa, assim como foi feita em Roraima e no Amapá”, disse.