segunda-feira, 6 de abril de 2009

Legislativo será parceiro dos prefeitos no combate a crise econômica











O presidente da Assembléia, deputado Neodi Carlos (PSDC), disse que o Poder Legislativo será parceiro dos municípios que foram penalizados com a queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Estados (FPE), refletindo na drástica redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) às prefeituras. A queda na arrecadação, segundo o deputado, coloca em risco a folha de pagamento dos servidores os investimentos no setor de saúde, educação e agricultura.



Ao parabenizar funcionários do Idaron pelo trabalho de 10 anos de combate a erradicação da febre aftosa no Estado, comemorado em Ji-Paraná, no último sábado (4), Neodi afirmou que o governo federal não pode prejudicar somente Rondônia. “O Acre, por se um Estado bem menor que Rondônia, recebe do governo federal repasse do FPE bem maior. “Isso não é justo. Não basta conceder incentivos para a redução do IPI, enquanto os municípios pequenos são prejudicados”.

Ele elogiou o trabalho executado no Estado pelo Ministério da Agricultura, por meio do ministro Reinold Stepanne, mas criticou o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente), por prejudicar o desenvolvimento do Estado. Citou como exemplo a interdição da mina de calcário em Espigão do Oeste, o fechamento de várias madeireiras na região de Cujubim e a decisão do governo de penalizar as 3 mil famílias que estão na localidade de Rio Pardo, região de Porto Velho.



Neodi conclamou aos deputados Jesualdo Pires (PSB), Euclides Maciel (PSDB), Amauri dos Santos (PMDB) - presentes no evento realizado no parque de exposição Hermínio Victorelli -, para unificar forças com o governo do Estado e socorrer os municípios. Na semana passada, o parlamentar recebeu em seu gabinete a visita dos prefeitos José Lima (Theobroma) e José Brasileiro (Nova Mamoré). Cansados de esperar socorro do governo federal, eles vieram buscar ajuda do parlamentar para destinar investimentos, por meio de emendas ao Orçamento, em seus respectivos municípios.