O município de Machadinho do Oeste foi contemplado com 50 técnicos da Emater que estarão auxiliando os produtores rurais no plantio de café, milho, soja, banana, pupunha, arroz, feijão e mandioca. Além disso, os agricultores estão sendo beneficiados com o Programa de Mecanização Agrícola (Promec), com a preparação do solo para o plantio.
O anúncio foi feito pelo deputado Neodi Carlos, presidente da Assembleia Legislativa, durante dia de campo realizado no último sábado no sítio Grão Fértil, em Machadinho. “Essas ações estão sendo executadas na região por meio do governo do Estado e permitirão preparar o município para um novo caminho a ser trilhado nos próximos anos: a agricultura familiar e o agronegócio”.
O dia de campo, que recebeu apoio do Poder Legislativo, Emater, Seagri e Embrapa, contou com a participação do vice-governador João Cahulla, secretário de Agricultura, Carlos Mango, secretário da Emater, Sorrival de Lima, diretor do Detran, Juarez Jardim, prefeito de Vale do Anari, Nego Maturana, além de vereadores e representantes de várias associações rurais.
Antes do início das atividades, Neodi participou de um tratoraço, que percorreu as principais avenidas da cidade, mostrando para a sociedade que o município está caminhando para uma nova atividade voltada a agricultura familiar. Durante o dia de campo, os produtores rurais receberam orientação de técnicos da Emater e Seagri, sobre o uso do solo e plantio de vários alimentos.
O dia de campo teve como objetivo mostrar aos agricultores aspectos do preparo do solo, máquinas e implementos, análise de solo, calagem, adubação, controle de pragas e doenças, uso correto de agrotóxicos e também, crédito agrícola e a colheita das lavouras de milho, soja e arroz. O sítio Grão Fértil é de propriedade do tradicional produtor rural Tarcísio Roecker.