O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Neodi Carlos (PSDC-Machadinho), afirmou que a indicação do ex-deputado estadual Wilber Coimbra para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado representa importante conquista à côrte de contas. “O Tribunal de Contas ganhou um grande conselheiro, conhecedor das leis e competente”, disse o parlamentar. Wilber Coimbra teve o nome aprovado pelo Poder Legislativo para vaga de conselheiro no mês de abril.
O novo conselheiro, segundo o deputado Neodi, se comportou de forma correta ao desempenhar suas funções no parlamento. “Ele [Wilber Coimbra] sempre respeitou as leis, exerceu com bastante competência a função de presidente de Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Temos a absoluta certeza que honrará seu papel como conselheiro. Perdemos um deputado na Assembleia, mas ganhamos um grande conselheiro”.
Neodi acrescentou que ao longo de sua gestão como presidente da Assembleia Legislativa, o Poder Legislativo já projetou dois conselheiros: o primeiro foi o ex-deputado Francisco Carvalho e agora Wilber Coimbra. “Essas projeções revelam mais uma vez a independência do Poder Legislativo. Muitas das vezes, a opinião pública insiste em dizer que somos submissos ao governo. Essas indicações para o TC, em menos de 4 anos, comprova a nossa independência”.
O presidente da Assembleia lembrou que ao assumir a presidência da instituição em 2007 recebeu um grande desafio: resgatar a imagem do Poder Legislativo manchada por escândalos e conflitos entre os poderes constituídos. “Na época, falei aos deputados que não bastavam discursos bonitos. Tínhamos que mudar a imagem do Poder Legislativo por meio de ações”.
“Resgatamos a imagem da Assembleia Legislativa. Hoje os poderes estão em harmonia. Recentemente tivermos de socorrer o Ministério Público que estava com dificuldade financeira. Economizamos recursos e repassamos aos cofres do Estado para investimentos em obras. Futuramente, a população ganhará um espaço novo para reuniões e acompanhar os trabalhos dos deputados”, disse.
Para Neodi, a posse de Wilber Coimbra para o cargo de conselheiro é um dia histórico para a Assembleia Legislativa. “Temos toda a certeza que o novo conselheiro honrará seu cargo, sem negociadas e acordos de bastidores. Assim como desempenhou suas funções como parlamentar, Wilber será um fiscal da lei”.