sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sessão solene na ALE vai comemorar os 50 anos da UDV no Brasil


Sessão de homenagem acontece no próximo diae 9  foi proposta pelo deputado Neodi

Os 50 anos de atividade da União do Vegetal no Brasil serão comemorados pela Assembleia Legislativa, no próximo dia 9, em sessão solene. Para o deputado estadual Neodi Carlos (PSDC), autor da propositura, a UDV é uma sociedade religiosa sem fins lucrativos que contribui para o aprimoramento das virtudes intelectuais, morais e espirituais do ser humano.

Com fundamentos cristãos, estimula a tolerância e o respeito a todos os grupos religiosos, tendo como símbolo da paz e da fraternidade humana: Luz, Paz e Amor. Seus dirigentes são voluntários, eleitos por voto para mandatos de três anos, sem nenhuma remuneração.

Criado em 22 de julho de 1961 pelo seringueiro José Gabriel da Costa, na fronteira do Acre com a Bolívia, o Centro foi implantado em Porto Velho em 1965, de onde se expandiu por todo o Brasil e exterior. Hoje com mais de 30 mil freqüentadores.

A UDV desenvolve inúmeras ações sociais, como avançada alfabetização de jovens e adultos que automaticamente são inseridos nas áreas da informática. A instituição promove também o  auxílio material à pessoas carentes.

A “União do Vegetal”, detém o título de Utilidade Pública Federal desde 1999, além de diversos títulos municipais e estaduais. Reconhecimento, renovado todos os anos, por meio do crescimento expressivo na quantidade de pessoas favorecidas.

Em 2009 o trabalho da UDV computou mais de 68 mil atendimentos sociais. O volume de benefícios realizados em 2010 ainda está sendo computado, mas levantamentos preliminares apontam para um número ainda maior.

Nas ações ambientais, por meio da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, o Centro apresenta trabalho de reciclagem e compostagem de lixo, aplicação de sistemas agroflorestais e permaculturais, além de incentivar o plantio de árvores e a preservação de nascentes e de áreas protegidas por lei.

Em seus rituais religiosos, a UDV utiliza o chá “Hoasca”, resultado da decocção de duas plantas amazônicas, para fins de concentração mental. Este chá, denominado também por ayahuasca ou simplesmente “Vegetal”, é reconhecido como inofensivo à saúde humana pelas autoridades do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (Conad), em resolução proposta por um grupo de estudos multidisciplinar.

Da mesma forma, a Suprema Corte Norteamericana autorizou – por unanimidade – a União do Vegetal a distribuir, religiosamente, o Vegetal nos Estados Unidos.
Contrária ao uso de tóxicos e entorpecentes, lícitos e ilícitos, em toda a existência da UDV nunca foram verificados casos de pessoas que, por começarem a beber o Vegetal, tenham apresentado mudanças bruscas de comportamento. Ao contrário, são milhares os exemplos de pessoas que passaram a orientar suas vidas para o seu fortalecimento moral e familiar.

Para Neodi Carlos, é de fundamental importância a divulgação das atividades sócio-educativas promovidas pela instituição e também incentivar que ações como essas possam a ser desenvolvidas nos 52 municípios do Estado.

Nenhum comentário: